Nossa Missão e Valores

A missão do Colégio Xi de Agosto é oferecer uma educação de qualidade, comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos e prepará-los para os desafios da vida pessoal, acadêmica e profissional. Nossa escola é composta pelos cursos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, que visam proporcionar uma formação sólida e abrangente.

No Ensino Fundamental, nosso objetivo é promover a formação básica do cidadão, incentivando o pleno domínio da leitura, escrita e cálculo, e estimulando a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores que sustentam nossa sociedade. Além disso, buscamos desenvolver a capacidade de aprendizagem, adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes, fortalecendo os laços familiares e a convivência solidária.

Já no Ensino Médio, nossa finalidade é consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, proporcionando aos estudantes a preparação básica para o trabalho e para a cidadania. Buscamos estimular o pensamento crítico, a autonomia intelectual e a formação ética dos alunos, preparando-os para continuarem aprendendo ao longo da vida, adaptando-se com flexibilidade a novas situações profissionais e pessoais. Além disso, enfatizamos a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos e a relação entre a teoria e a prática em cada disciplina.

Na Educação Profissional, nossos objetivos são promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando os jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. Além disso, buscamos oferecer uma formação que possibilite aos alunos desempenharem atividades profissionais específicas, com escolaridade correspondente ao nível médio. Valorizamos também a especialização, o aperfeiçoamento e a atualização dos trabalhadores em seus conhecimentos tecnológicos.

Em resumo, nossa missão é proporcionar uma educação de excelência, formando cidadãos críticos, éticos, autônomos e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, seja no prosseguimento dos estudos, no ingresso ao mercado de trabalho ou no desenvolvimento profissional.

Interessado em matricular seu filho?

Fale com a Secretaria através do telefone

Av: Jonas Alves de Mello, 1660 – Centro
Cep: 15371-250